Extensão

OCA - Oficina De Criação Artística

A sigla OCA funciona como identificação do Projeto de Extensão Oficina de Criação Artística, desenvolvido na Universidade Federal do Piauí, pelas professoras Dras. Bruna Vieira e Deborah Oliveira. O projeto teve início em outubro de 2018, está inserido no contexto do Curso de Música da UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, e tem por objetivo geral propiciar espaços para experimentações artísticas, a fim de promover a ampliação da capacidade criativa dos estudantes e da comunidade em geral, assim como apoiar seus projetos individuais ou coletivos. O projeto OCA é composto por atividades práticas de criação artística, no modelo de oficinas ou eventos, incluindo áreas diversas, como por exemplo: a música, a dança, o teatro, o cinema, a literatura, o jornalismo, a arquitetura, a moda, idiomas estrangeiros e as artes plásticas. O OBJETIVOS deste projeto são: oferecer espaço para o exercício da prática performativa, pautada em pesquisa; estimular o questionamento quanto aos modelos de performance já existentes; explorar novas possibilidades de integração entre expressões artísticas diversas; e estimular o debate sobre o papel social da performance e do performer.

Horário e local das atividades: O Projeto OCA é anual, e abarca diversos eventos e diversas oficinas, durante o período de 12 meses. Essas atividades ocorrem na UFPI, em Teresina, e também em locais diversos da capital e do estado do Piauí. Para maiores informações sobre as oficinas, performances e demais eventos, consultar o site OCA ou enviar e-mail para oca@ufpi.edu.br.

Forma de ingresso: Todos os interessados em desenvolver projetos individuais ou coletivos, no período de um ano, na área da performance, integrados à pesquisa artística, podem enviar a sua proposta de projeto artístico, a qualquer momento do ano, para o e-mail oca@ufpi.edu.br, acompanhado de uma carta de intenção, em que conste uma breve biografia e as razões pelas quais deseja integrar o Projeto OCA. Já os interessados em apenas participar de eventuais oficinas, performances e/ou eventos, poderão se inscrever especificamente para aquilo que desejar, dentro dos prazos apontados no site OCA para cada atividade.